Quem não gosta de sentir-se especial? Afinal, vivemos a era da experiência, do diferente e segmentado, em que buscamos encontrar nossa tribo. As escolhas de consumo já não são pautadas somente no comprar, mas no vivenciar e no sentir. Sendo assim, no mercado de alimentos não poderia ser diferente. Nele, temos um consumidor que une seu estilo de vida e valores à escolha daquilo que vai ingerir. Já não podemos pensar apenas em produtos de massa, sendo indispensável a personalização e criação de produtos especiais. Se antes o reconhecimento do sucesso era o McDonald’s ter o mesmo cardápio em qualquer lugar do mundo, hoje valoriza-se a segmentação para a inclusão de todos os públicos.

Dossiê das gerações

Nessa infinidade de segmentações, a identidade óbvia seria a diferença entre as gerações. Dentre elas, destacam-se os consumidores: Baby Boomers, Millennials e Gen Z. Cada um com seu estilo de vida e modo de perceber valores, refletido também na escolha de alimentos e bebidas.

A Glanbia Nutritionals já classificou como  megatendência a “Generation Me”, com produtos cada vez mais voltados a específicas necessidades de cada geração, como o envelhecimento saudável dos Baby Boomers e a sustentabilidade aplicada para a geração Z. Para os Millenials, que são 26% da população, os alimentos têm que proporcionar experiências completas, exclusivas e autênticas. E o produto recebe pontos extras, caso seja Instagramável. Tal segmentação ocorre, pois, as redes sociais permitiram um conhecimento profundo de cada grupo e indivíduo. Dessa forma, são criados produtos exclusivos para cada tipo de necessidade e, consequentemente, o cliente é transformado em embaixador da marca, em retorno.

Customização no mercado

A personalização já está presente no mercado, podendo ser aplicada em qualquer tipo de negócio. Como exemplo, temos: o sucesso da Liv Up, personalizando os acompanhamentos de cada refeição; o último lançamento da Skol Beats, personalizando a bebida de acordo com o signo astrológico ou o antigo sucesso das latas da Coca-Cola com nomes na embalagem.

O próprio McDonald´s adquiriu recentemente uma startup israelense de inteligência artificial, que permitirá a customização da experiência dos consumidores no drive thru. Embora essa tendência seja reconhecida há algum tempo, a Innova Market Insights considera a personalização uma das mais importantes tendências para o ano de 2021.

Produtos temáticos e exóticos

Outro segmento da personalização são os produtos temáticos, desde produtos especiais para diversos momentos do dia (energético para manhã, relaxante para noite), até produtos especiais voltados para uma data comemorativa (festa junina, natal, verão ou copa do mundo).

Com a crise do COVID e as viagens interrompidas, a experiência de conhecer uma cultura e culinária nova se transporta para dentro de casa. Produtos personalizados em uma culinária específica podem ser um convite à essa viagem. Segundo a Kerry, sabores exóticos que promovam uma fuga da fadiga da pandemia tendem a decolar em 2021. Agora é a hora de ousar em sabores e misturas exóticas, como curry verde da Tailândia ou Chai latte da Índia. Além disso, podemos viajar para dentro do Brasil, mergulhando em cozinhas regionais e explorando nossas brasilidades.

É importante destacar que a tendência da personalização vem sendo alavancada pelo crescimento do e-commerce, que permite o lançamento rápido de produtos especiais e/ou temáticos, sem depender tanto do disputado espaço da gôndola dos supermercados. Apesar do potencial, a indústria de embalagens segue focado na linha de abastecimento, o que convida a um desafio criativo no universo de embalagens personalizadas.

Personalização ao limite: DNA

Em pouco tempo, veremos a expansão da personalização `biohacking´, com aumento da procura por produtos desenvolvidos de maneira individualizada para a optimização de performance biológica. O avanço da ciência nutrigenômica tem permitido a criação de relações entre o que ingerimos e o genoma humano, afinal: você é o que você come. Um estudo recente provou que genes de células do sistema imunológico são ativados na presença de açaí, iniciando uma cascata de respostas anti-inflamatórias ao sistema. Hoje, já existem no mercado diversos kits de análise de DNA que indicam como o corpo reage a certos alimentos, permitindo a criação de uma dieta personalizada. O mesmo tipo de exame genético é empregado até mesmo na produção de uma cerveja exclusiva, criada a partir de como o consumidor percebe sabor. 

Você está pronto para a Era do especial?

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