Eles não se reconhecem como velhinhos, nem idosos ou sêniores. Não fazem parte da “melhor idade” ou terceira idade, afinal qual seria a quarta então? Eles fazem parte da geração prateada, e são mulheres e homens maduros que ainda têm muita coisa para realizar. No Brasil, hoje mesmo, já existem mais pessoas com mais de 60 anos do que crianças com até 09 anos. Então, com certeza esses jovens Baby Boomers não são mais nichos de mercado, mas uma parcela importante do mercado. Será que estamos os percebendo e trabalhando em seu benefício?

Transição demográfica

As famílias estão mudando e o modelo tradicional já pertence ao passado. Estamos passando pelo processo de transição demográfica que aprendemos na escola, ou inversão da pirâmide, resultados de uma maior expectativa de vida e menor número de filhos. Os baby boomers, geração 50+, estão se reinventando. Aposentados cedo demais para pararem, estão criando negócios e chegando ao sucesso mais tarde como premia a nova lista Forbes over 50+. Eles são os novos avós que nada se parecem com a Dona Benta e também pertencem a um novo modelo de família, uma geração sanduíche, que cuida de pais e filhos ao mesmo tempo. São consumidores com necessidades diferenciadas que merecem estar no centro dos desenvolvimentos também.

Antienvelhecimento?

O medo de envelhecer levou o mercado a criar uma avalanche de produtos antienvelhecimento ou anti-aging como se pudéssemos frear um processo natural que faz parte da vida. E como parte do questionamento de modelos estéticos que vivemos, uma nova classe de produtos está surgindo, os de envelhecimento saudável, ou healthy aging, que ajuda o processo natural a acontecer de maneira saudável e com qualidade de vida. O conceito é muito relacionado com a sonhada longevidade, poder viver mais e com mais qualidade.

Saudabilidade

Ser saudável é a busca absoluta de qualquer geração, muito embora o termo tenha significados diferentes ao longo da vida. Enquanto as gerações mais novas (Gen Z e Millenials) estão mais preocupados em condições mentais como estresse, humor e energia; os baby boomers são mais propensos a ter preocupações baseadas em necessidades físicas, como saúde vascular, ocular e das articulações. A preocupação com o peso aparece de maneira transversal em todas as gerações.

Inflamação + envelhecimento

Nesse momento, existem vários pesquisadores debruçados na pergunta existencial de quando nosso corpo começa a envelhecer; qual é o momento e por que começamos a diminuir nossas funções metabólicas? Essa resposta pode salvar muitas vidas de doenças associadas a idade como Alzheimer, hipertensão, ou doenças osteoarticulares. Um dos indícios dessa transformação é o que está sendo chamado de inflaging, uma inflamação sistêmica e crônica que começa a acontecer com a idade. Essa resposta natural do corpo somada ao nosso estilo de vida inflamatório, pode acelerar o processo de envelhecimento. Conhecer esse mecanismo é chave para o desenvolvimento das soluções para esse público.

Produtos para os silvers

Sabendo de toda a potencialidade e pluralidade desse público, precisamos ter uma escuta ativa e colocar esse consumidor no centro de nossos desenvolvimentos e campanhas de comunicação. Isso incluí campanhas com famílias reais, e um olhar cuidadoso a rotulagem e pontos de venda para olhos que já não são mais os mesmos. Precisamos incluir homens e mulheres que estão marginalizados por uma sociedade que valoriza a juventude e os segrega a uma prateleira na farmácia. A comunicação também tem que ser repensada, pois a segregação não agrada o público maduro, eles se identificam em muito mais nas funcionalidades claras do que pela faixa etária. Para navegarmos nesse novo mundo, existem empresas de marketing como a Hype 50+ voltadas para esse público. E eles também são digitais, com influencers de confiança, mas não são bobos, são pessoas com muita experiência que merecem estar no centro para chegarem ao topo do mundo.

Tradal Brazil

A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de ingredientes íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Seja ele uma bebida funcional ou snack protéico. Podemos inovar em um produto exclusivamente pensado para seu público. E então, vamos criar juntos? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.